Nos últimos dias 1 e 2 de abril em Campinas, realizou-se o encontro promovido pla FEPESP, que reuniu por volta de 100 professores da Eduacação Superior Privada do Estado de São Paulo.
Na abertura do evento ouvimos a palestra com a Profª Drª Nereide Saviene que focou o tema: Os trabalhadores do Ensino Superior no Estado de SP- demandas e perspectivas. As mesas redondas do sábado, dia 2 discutiram: O Ensino Superior no contexto da intensificação do trabalho dos docentes e dos técnicos administrativos , numa palestra proferida pela Coordenadora da CONTEE Profª Drª Madalena Guasco Peixoto. A seguir nossos companheiros do ABC José Jorge Maggio , Nelson Valverde e Eduardo Teixeira falaram sobre a Desregulamentação da atividade docente e Plano de Carreira.Antes da abertura de discussões ao plenário,houve a apresentação da terceira mesa com o Presidente da FEPESP Profº Celso Napolitano secretariado pelo Profº Claudio Jorge que falaram da Mobilização dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior- um desafio para além da Campanha Salarial.
As discussões foram produtivas,reflexivas e propositivas no que tange às preocupações das demandas dos professores no que diz respeito ao papel das Universidades ao lado da valorização do material humano ( professores e demais trabalhadores de educação superior )
Por fim as reivindicações acima ficaram explícitas na Carta de Campinas, que será encaminhada ao Congresso Nacional de Educação . Citou-se dentre várias preocupações a que se refere ao processo de formação dos Conglomerados Educacionais num modelo de oligopólio da Educação Superior Privada.
Os delegados de Jundiaí, Profº Dalmar Acorinte, Profª Neizy Cardoso, Profª Silviane Silva Rodrigues e Profª Maura Salve participaram inclusive com a sugestão de inclusão na Carta de Campinas da nossa preocupação com o PNE ( Plano Nacional de Educação ) que é de 80 bilhões e se refere ao estabelecimento de vinte metas até o final da década.Propusemos que é preciso estar alerta a tal programa do qual o orçamento será votado no Congresso Nacional.