Os professores da Apae Guarulhos saíram vitoriosos da mobilização com o Sinpro. Em 24/05, os representantes dos trabalhadores e da entidade assinaram Acordo Coletivo que garante 1% de aumento real e piso de R$ 880, entre outros itens.
As cláusulas do documento foram definidas durante reunião da qual também participaram o Ministério Público do Trabalho, como mediador, e a Fepesp. Os professores ficaram em greve por 22 dias e voltaram ao trabalho na segunda-feira (23/05), como parte da proposta de mediação.
A luta da categoria fez com que a Apae reconhecesse os direitos previstos na Convenção coletiva assinada com Sieeesp (em vigor). Assim, o acordo inclui, por exemplo, a Garantia semestral de salário. Em breve, o Sinpro vai colocar o acordo no site.
Acordo
Pelo Acordo coletivo assinado, os professores vão ter estabilidade no emprego por 90 dias. A hora-atividade foi fixada em R$ 44 (5% do piso) e o aumento real de 1% vai incidir em 1º/08.
Até a próxima data-base (1º/03), a Apae deverá apresentar um plano de carreira para os professores. Sobre a reivindicação do seguro de vida, a entidade deverá substituir o benefício pelo pagamento de dois salários do professor em caso de morte. Os profissionais deverão compensar os dias parados até dezembro de 2011, em regras já definidas.
A Apae de Guarulhos tem 50 funcionários, aproximadamente, sendo 26 professores e auxiliares. A greve foi decidida em assembleia de 28/04 e começou no dia seguinte. Em 10/05, os trabalhadores realizaram ato em frente à prefeitura com professores, alunos e pais.
FONTE: FEPESP