Os salários de março que começam a ser pagos no final do mês devem vir reajustados em 7,42%. O prazo máximo de pagamento é 4ª feira, 06/04.
Para conferir os salários, fique atento à base sobre a qual o reajuste deve ser aplicado. A melhor opção é calcular os 7,42% sobre o salário de fevereiro de 2011, especialmente para quem teve mudança de carga horária de um ano para outro.
Se a escola concedeu alguma antecipação salarial compensável na data base (é preciso estar discriminado no holerite como “antecipação“), a base de cálculo é o salário devido em março/2010. Nesse caso, o mais seguro é usar como referência o holerite do salário de maio/2010.
Explica-se: no ano passado as negociações avançaram até o final de abril. Por esse motivo, o reajuste só veio no salário de maio, quando também foram pagas as diferenças retroativas a março e abril.
Desconto do INSS
Quem trabalha em mais de uma escola deve tomar cuidado para não contribuir a mais, principalmente agora que o salário mudou. O recolhimento em cada escola varia segundo os salários recebidos em cada uma delas. Confira os limites e veja como proceder aqui.
Imposto sindical
Os salários de março virão com o desconto do Imposto Sindical, correspondente a um dia de trabalho. Como o nome diz, trata-se de um tributo cobrado uma vez ao ano de todos os trabalhadores, sindicalizados ou não. O dinheiro vai para o Ministério do Trabalho que depois repassa parte dele para as entidades sindicais (sindicatos, federações e confederações).
Imposto de renda
A mordida do Leão será um pouco maior em março, uma vez que a correção da tabela do Imposto de Renda só vale a partir de abril. O valor recolhido a maior será compensado na declaração de ajuste em 2012. (veja mais)
FONTE: FEPESP