Fale conosco
Os sindicatos levaram para a reunião a preocupação com o Fale conosco, que recebe reclamações e denúncias de todo tipo. O Sesi justificou que precisa de uma ferramenta no modelo de um Serviço de Atendimento ao Cliente, para atender aos princípios da certificação ISO 9001. Os s patrões dizem que as denúncias podem ser anônimas, mas que são averiguadas em seguida. As que tratam de assuntos genéricos são encaminhadas para São Paulo e os casos pontuais para cada escola. Para os sindicatos, as mensagens deveriam vir assinadas para evitar o denuncismo e a banalização desse instrumento.
“Saber em Ação”
Os Sindicatos fizeram várias perguntas a respeito do Programa Saber em Ação. O Sesi informou que, nos dias de treinamento, será respeitada a jornada normal do professor que ele exerce durante o semestre letivo. No caso do docente que tiver poucas aulas, elas poderão ser concentradas em um só dia do programa. No caso dos professores de EJA, devem comparecer à noite para cumprir o horário, se não puderem ir durante o dia.
Estas e outras regras, segundo os representantes do Sesi, estão disponíveis na Intranet. Os representantes dos trabalhadores reafirmaram que é possível para o Sesi fazer o treinamento durante o ano letivo, alterando o calendário. Os sindicatos solicitaram que a necessidade de usar os cinco dias do recesso seja avisada, com antecedência, a todos os interessados.
Convênio
Os professores relataram os problemas com o descredenciamento de médicos da Medservice nas regiões de Sorocaba e Campinas. Os responsáveis por este setor do Sesi disseram que vão apurar a situação e darão retorno aos sindicatos até o fim de junho. Segundo o Sesi, nesse mês está prevista a renovação dos contratos com os convênios médicos e que a seleção do prestador de serviço está sendo feita com base em princípios técnicos. A pauta de temas para a Comissão de Acompanhamento é definida a partir das reclamações e demandas dos professores que chegam aos sindicatos. Para participar, procure o sindicato da sua cidade.