21/05/2013 – A cidade de Jundiaí também pôde colaborar com as discussões sobre a elaboração do Plano Nacional de Educação, durante a Conferência Livre da CONAE, realizada na noite de ontem (20), na Câmara Municipal. O evento foi uma iniciativa do Sindicato dos Professores de Jundiaí (SINPROJUN) e criou espaço para debates importantes.
No local, estiveram em pauta três dos sete temas relacionados às políticas municipais de educação. Já os debates foram conduzidos por professores da cidade. “Fizemos questão de unir representantes das redes pública e particular de ensino, afinal a melhoria da Educação é interesse de todos os segmentos”, relatou Neizy, que proferiu palestra sobre o tema “Educação e Diversidade – Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos”.
Como parte da programação da conferência, a diretora de escola da rede pública municipal, Vasti Ferrari Marques, apresentou suas considerações sobre O Plano Nacional de Educação e o Sistema Naciona de Educação – Organização e regulação (Eixo I). Já o tema “Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos” foi abordado pela coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera Jundiaí e diretora do SINPROJUN, Denise Marquesin.
Também estiveram presentes na Conferência Livre o membro do Conselho Estadual de Educação, Francisco Carbonari, e os vereadores Rafael Purgato, Pastor Dirlei, Rafael Antonucci e Márcio Cabeleireiro.