07/04/2013 – Os diretores do Sindicato dos Professores de Jundiaí (SINPROJUN) dedicaram o sábado (06) para buscar informações sobre as etapas iniciais do Congresso Nacional de Educação (CONAE). Com a presença de educadores de todo o Brasil, as questões foram apresentadas durante o seminário promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhados em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), em São Paulo.
A atividade teve duração de dois dias, para tratar dos eixos temáticos relacionados à CONAE. Na ocasião, os temas foram abordados pelos expositores Estevão Cruz (diretor de Políticas Educacionais da UNE), Dalila Andrade Oliveira (presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Anped), Heleno Araújo (secretário de Assuntos Educacionais da CNTE), Daniel Cara (coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação) e Gil Vicente Reis de Figueiredo (tesoureiro da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições de Ensino Superior – Proifes).
O evento também abriu espaço para que os participantes apresentassem suas considerações sobre a importância das conferências estaduais e municipais. A presidente do SINPROJUN, Neizy Cardoso, se posicionou sobre o assunto. “É preciso unir forças para que a CONAE nos permita avanços na elaboração de políticas públicas”, afirmou ela.
A abertura do seminário foi conduzida pelo secretário executivo adjunto do Ministério da Educação (MEC), Francisco das Chagas Fernandes, que tomou conhecimento sobre a dificuldade enfrentada pelo SINPROJUN para garantir que a cidade de Jundiaí promovesse sua própria conferência municipal. “As entidades não podem perder a oportunidade discutir os planos municipais e estaduais, os quais deverão ser aprovados no prazo de um ano após a promulgação do Plano Nacional de Educação”, considerou Fernandes.
A CONAE será realizada de 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, com a finalidade de oferecer espaço para deliberações que possam resultar na elaboração de um conjunto de propostas que vai subsidiar a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação. Até lá, são promovidas conferências livres, municipais e/ou intermunicipais e estaduais, atividades que cumprem etapas preparatórias da CONAE/2014.