15/02/2013 – As propostas para o novo Plano Nacional de Educação (PNE) devem ser discutidas em âmbito municipal e, posteriormente, apresentadas na Conferência Nacional de Educação – CONAE, que será realizada em 2014, na cidade de Brasília. Para tanto, o Sindicato dos Professores de Jundiaí (SINPROJUN) iniciou o contato com a Secretaria de Educação, como forma de viabilizar meios para que a cidade também colabore com essas discussões.
“Já nos primeiros dias de fevereiro, encaminhei um ofício à Secretaria de Educação. No próximo dia 27 teremos uma reunião com o secretário Durval Orlato”, disse a presidente do SINPROJUN, Neizy Cardoso. “O objetivo é unir esforços, já que o Fórum Municipal deve ocorrer no primeiro semestre”, explicou ela.
A conferência municipal abre espaço para a validação das políticas locais de educação, assim como as 27 Conferências Estaduais, marcadas para o segundo semestre. A partir daí, o que foi discutido será levado à Conferência Nacional de Educação. “É importante garantir que a cidade cumpra a sua parte, com a participação de diferentes segmentos e setores educacionais”, destacou a presidente do SINPROJUN.
De acordo com ela, a expectativa é de que, em Jundiaí, o Conselho Municipal de Educação (CME) também se coloque à frente das discussões. “Como membro do Conselho tenho compromisso em prol de uma gestão mais participativa” disse Neizy, que também integra a diretoria executiva da FEPESP (Federação dos Professores do Estado De São Paulo).
A Federação também está engajada na realização do Fórum e, inclusive, esteve presente na primeira reunião organizada para tratar do assunto, presidida pelo secretário da Educação do Estado de São Paulo, Herman Voorwald, com mais 43 entidades representantes de professores, estudantes, universidades e fundações ligadas à educação.
Todos pela educação – A primeira CONAE foi realizada em 2010 e reuniu mais de 4 mil pessoas de todo o Brasil, servindo, assim, de base para a elaboração do atual PNE, atualmente em tramitação no Congresso Nacional. Em 2014, a Conferência terá como tema central “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.