Os salários na educação básica – professores e auxiliares de administração escolar – serão reajustados em 6,5% a partir de maio. O índice integra a proposta definida nas negociações intersindicais e aprovada nas assembleias realizadas no Estado, entre os dias 03 e 05 de maio.
No dia 07, foi divulgado um comunicado conjunto informando o índice e os pisos salariais, para assegurar a aplicação imediata do reajuste, principalmente para as escolas que antecipam vale salarial no meio do mês.
Reajuste e aumento real 2012 e 2013
A nova Convenção Coletiva assegura reposição integral da inflação e aumento real nos dois anos: 1,2% em 2012 e 2% em 2013.
Em 2012, o índice totaliza 6,5%. Excepcionalmente neste ano, o percentual será aplicado a partir de maio (em 2013, o reajuste vale a partir de março). Mas atenção! As escolas que deram antecipações em março ou abril não poderão tomar de volta os valores já pagos.
A não retroatividade do reajuste de 2012 foi o acordo possível para assegurar aumento real em valores maiores ao que as escolas defenderam durante toda a negociação. A diferença de março e abril será compensada em parte pelo aumento da PLR e em parte pelo ganho real, definitivamente incorporado aos salários.
– Confira aqui como calcular o reajuste e os pisos salariais
PLR aumenta para 24%
A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) sobe de 21% para 24%, em 2012 e 2013. A escola que não pagar, deve acrescentar ao reajuste mais 2%. É possível que o ganho seja um pouco maior, caso o Congresso aprove a isenção de imposto de renda na PLR.
FONTE: FEPESP